A AMARSUL como empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo tem na sua actividade diversos serviços que presta à população e aos seus accionistas. Entre os quais:
1. Recolha de resíduos de embalagens domésticas
A AMARSUL é a responsável pela recolha dos contentores do Ecoponto (papel/cartão, plástico/metal e vidro) e fá-lo através de viaturas equipadas com caixas compactadoras que permitem um maior armazenamento das embalagens, à excepção do vidro que, por questões de viabilidade técnica, é recolhido e armazenado numa caixa aberta.
2. Recolha de Cartão porta-a-porta a estabelecimentos comerciais
A AMARSUL tem um serviço de recolha de cartão porta-a-porta dirigido a estabelecimentos comerciais situados nas zonas urbanas. Este serviço possibilita a recolha programada aos estabelecimentos e liberta o Ecoponto da grande quantidade de cartão produzida por este público.
3. Lavagem e manutenção de Ecopontos
De forma a garantir as condições mínimas de utilização dos Ecopontos por parte dos cidadãos, a AMARSUL dispõe de um serviço de lavagem e manutenção dos mesmos.
4. Recepção de resíduos no Aterro Sanitário
Os aterros sanitários são obras de engenharia que permitem a deposição de resíduos sólidos urbanos de uma forma controlada, assegurando a protecção ambiental de acordo com a legislação em vigor.
5. Recepção de resíduos no Ecocentro
O Ecocentro é um parque de contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e reciclagem. O Ecocentro é o local mais adequado para depositar objectos volumosos como “monstros” domésticos, entulhos de construção, ramagens de árvores, aparas de jardim, resíduos de embalagens (vidro, plástico, metal, cartão), jornais e revistas. Existem Ecocentros nos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal e Sesimbra.
6. Venda de Composto
O composto proveniente dos resíduos orgânicos tratados e valorizados na Central de Compostagem é vendido, principalmente a agricultores, e utilizado nos solos como fertilizante.
7. Produção e disponibilização de energia através da Rede Eléctrica Nacional
Sem comentários:
Enviar um comentário