terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Animação sobre os flamingos

Flamingos

Olá, eu e o João Santos já entregámos o trabalho em word e agora estamos a fazer o power point.
Houve um pequeno problema porque eu perdi a minha pen xD mas acho que está no meu computador.

=)

Diogo***

3ª Sessão do Festival de Corroios

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A evolução dos processos de fabrico

Seria desejável que o futuro dos produtos acabados depois de utilizados e o dos resíduos consequentes do seu fabrico fossem examinados desde a face da sua concepção. A reciclagem dos reagentes é cada vez mais frequente e necessária na indústria, o que contribui para a diminuição da quantidade de resíduos, mesmo que, por esse facto eles possam ser mais difíceis de tratar.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Plantações no recinto escolar

Sabiam que estão a ser preparados os terrenos atrás do Pavilhão A, para serem lá plantadas algumas plantas? Pois é. Ainda não conseguimos descobrir quais são as plantas, mas vamos tentar descobrir. É uma grande ideia, pois vai ajudar a aumentar os espaços verdes existentes aqui na nossa escola. Deixamos aqui uma fotografia de como está a ser preparado o terreno.

Alguns dos espaços verdes no recinto escolar

Trabalho em atraso

O nosso grupo teve um atraso no trabalho, devido á falta de informações sobre os espaços verdes no recinto escolar. Vamos tentar dar o nosso melhor e pôr-vos a par do decorrer do trabalho. Pedimos desculpa aos nossos colegas de turma e ao professor Carlos Santos pelo incómodo. Tentaremos resolver o assunto brevemente.

O meu e-portefólio

Este é o meu e-portefolio, espero que gostem:

http://elpequenhoeportefolio.blogspot.com/

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Jardim Quinta da Água

Este jardim situa-se perto de Mc Donald's.
Este jardim tem espaço suficiente para as crianças brincarem, também tem bancos para os mais idosos descansarem. A unica desvantagem deste jardim é a linha do metro passar ao lado do parque.

Economia da Reciclagem

O avanço das técnicas de reciclagem, sobretudo, o aumento do preço das matérias primas e da energia contribuíram para que determinados resíduos, provenientes do consumo e de processos industriais, hoje em dia fossem aproveitados. Os vidros, os óleos usados, metais, plásticos, papeis ou cartões são actualmente reciclados. O balanço da operação está ligado às condições económicas do momento, independentes das empresas que estão envolvidas.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A vegetação existente no Sapal de Corroios



Toda a vegetação do salgado é herbácea ou subarbutiva, transmitindo à paisagem um aspecto de tapete vegetal uniforme.
Nas margens desta importante mancha de sapal surge Mata Real do Alfeite, onde, para além da espécie dominante que é o pinheiro-manso.

As espécies arbóreas existente no sapal são:

- Pinheiro-manso (Pinus pinea);
- Sobreiros (Quercus suber);
- Azinheiras (Quercus rotundifolia);
- Alfarrobeiras (Ceratonia Siliquia);
- Zambujeiros (Olea Europaea-var. Sylvestris);
- Medronheiros (Arbutus unedo).

Caracterização e Património Cultural


Esta sub-zona da REN engloba a maior mancha de sapal existente no concelho.
Aqui se encontra uma halossérie de plantas ordenadas segundo sucessão ecológica, surgindo as mesmas no terreno salgado em bandas, numa estratificação horizontal, motivada pela maior proximidade ou afastamento da zona inundada pelas marés.
Na proximidade das margens, onde a salinidade já não é tão acentuada, surge uma grande variedade de espécies, ainda que em menor grau.

As espécies halófitas existentes no Sapal são:

- Malmequer-do-mar (Aster Tripolium);
- Campana-da-praia (Inula Crithmoides);
- Língua-de-galinha (Polygonum Maritimus);
- Valverde dos sapais (Suaeda Vera);
- Junco-marítimo (Juncus Maritimus).

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Reciclagem (Amarsul)

A reciclagem beneficia o meio ambiente, a economia e a sociedade, já que diminui a poluição, melhora as condições de limpeza da cidade, prolonga a vida útil de aterros sanitários, melhora a produção de compostos orgânicos, gera emprego, estimula a produção de materiais com fonte reciclável, valoriza a limpeza pública e melhora a consciência ecológica. A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a quantidade de lixo produzido. Esse processo é realizado a partir de materiais que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente. Dos materiais que demoram a realizar tal procedimento podem ser citados os derivados da borracha, materiais orgânicos, derivados de metal, papel, plástico e vidro.

Garça Real

A garça-real é uma ave invernante, embora algumas permaneçam durante todo o ano. No Inverno de 1993, foi contado um total de 58 aves desta espécie.


Encontra-se em todo o tipo de habitats de água doce e à superficie, como lagos.
Aspecto:

Ave grande, tendo o pescoço e patas longas. Tem plumagem cinzenta, branca e preta.

Pertencem à ordem dos Ciconiformes, incluindo também para além das garças, as egretas, abetouros, cegonhas, íbis, gorazes, colhereiros e marabús.

A garça-real é um animal muito rápido e isso permite-lhe maiores facilidades para se alimentar das suas presas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

E-portefólios

Por favor, pessoal os que não fizeram façam os seus e-portefólios, e quando fizerem façam uma mensagem com o endereço do blog, assim é muito mais fácil adicionar os endereços ao lado do blog.

P.S.- Nada de comentar a dizer: "Jorge, não te armes em professor".

Obrigado :)

ETAR Quinta da Bomba



A ETAR da Quinta da Bomba é uma infra-estrutura intermunicipal, que serve os municípios de Almada e Seixal, sendo actualmente gerida pelos SMAS de Almada.

O tratamento das águas residuais consiste numa solução biológica baseada num sistema de leitos percoladores. A ETAR encontra-se a funcionar desde 1993 e foi concebida com duas linhas de tratamento de igual capacidade, tendo sido projectada para tratar no máximo da sua capacidade 277 750 habitantes, no total dos dois concelhos. Ocupa cerca de 3 hectares e fica localizada marginalmente ao esteiro de Corroios, em Miratejo.

Localização do Sapal de Corroios



Esta é a localização do Sapal de Corroios.
Com grande potencial biótico, ecossistema dos mais produtivos, com funções naturais económicas e ecológicas importantes e insubstituíveis, o Estuário do Tejo é das zonas húmidas mais importantes a nível internacional. Constitui uma área de importância excepcional para a conservação da natureza Europeia, onde ocorrem regularmente concentrações notáveis de muitas espécies.

O meu e-portefólio

Olá!
Este é o meu e-portefólio espero que o visitem e que gostem de o visitar.
O meu e-portefólio é:

http://jackie-porteflio.blogspot.com/

O meu e-portefólio

Olá!
Este é o meu e-portefólio espero que gostem e que o visitem muitas vezes.
O meu e-portefólio é:

http://carlae-porteflio.blogspot.com/

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Torneio de Xadrez


No próximo dia 2, 3 e 4 de Abril vai realizar-se um torneio de Xadrez na escola. Este realizar-se-á pelas 14h na sala E144.

Para inscrições ou mais informações dirige-te ao aluno Ricardo Azevedo do 8ºE ou envia um e-mail para xadrezjb@hotmail.com.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Valorização Energética (Amarsul)

O Sistema de Aproveitamento Energético de Biogás, gerido pela Amarsul, tem como objectivo a recuperação da energia produzida a partir dos Resíduos Sólidos Urbanos depositados no Aterro Sanitário do Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos no Seixal.
Fonte: www.amarsul.pt

Funções da Amarsul


A AMARSUL como empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo tem na sua actividade diversos serviços que presta à população e aos seus accionistas. Entre os quais:




1. Recolha de resíduos de embalagens domésticas
2. Recolha de Cartão porta-a-porta a estabelecimentos comerciais
3. Lavagem e manutenção de Ecopontos
4. Recepção de resíduos no Aterro Sanitário
5. Recepção de resíduos no Ecocentro
6. Venda de Composto
7. Produção e disponibilização de energia através da Rede Eléctrica Nacional