quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Sites consultados

Enviem por e-mail para o João Testas, os endereços do sites que consultaram. Ele adicionará do lado direito do blog, na área das ligações. Dessa forma todos terão acesso aos sites.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Ballet na Casa do Povo

As classes de ballet surgiram há alguns anos na Casa do Povo de Corroios para colmatar uma lacuna existente na área da dança, nomeadamente dança clássica, na Freguesia de Corroios.
O Ballet é uma actividade física que desenvolve as diferentes capacidades físicas das crianças, transportando-as para o mundo dos contos de fadas.
Objectivos:

- Contribuir para uma melhoria da condição física da população infantil de Corroios;
- Proporcionar às crianças de Corroios contacto com uma actividade que apela à criatividade, fazendo assim uma abordagem, para alguns a primeira, ao mundo das artes contos de fada.

As actividades desportivas da Casa do povo

O Yoga nasceu na Índia, Vale do Indo, sendo uma tradição ancestral com mais de 5000 anos. O seu primeiro mestre foi Shiva Nataraja (bailarino Real). Os arqueólogos descobriram estatuetas que distinguem posições de yoga (Ásana) com mais de 5000 anos.
É um dos meios mais antigos que o ser humano dispõe para aprofundar o conhecimento de si próprio. Permite que a vida humana seja uma descoberta contínua.

Actividades desportivas da Casa do Povo

O Atletismo na Casa do Povo aparece no ano de 1988, com a chegada do técnico Mário Rato. Ao longo destes 18 anos, já tivemos vários campeões distritais e nacionais como: António Marques (lançamento do dardo); Arlindo Pinheiro, Luís Marques e Emanuel Semedo (velocidade); Tiago Sénico (lançamento do martelo); Cristiana Vaz e Nuno Santos (marcha atlética). Actualmente é das colectividades mais prestigiadas na marcha atlética, pelos resultados obtidos colectivamente, pelo número de marchadores e, também, pelo grande êxito dos dois Grandes Prémios de Marcha da Vila de Corroios, organizados pela Casa do Povo nos anos de 2002 e 2003.

CCD Vale Milhaços


Esta é a localização do CCD de Vale Milhaços.

A Fábrica da Pólvora

Os produtos fabricados

Até Fevereiro de 2001, foram três os tipos de produtos fabricados nestas instalações: A Pólvora negra, rastilhos e cordão detonante. A Pólvora negra é a mais antiga, não era utilizada energia eléctrica, ao contrário dos rastilhos e do cordão detonante.

A Fábrica da Pólvora

A Fábrica da Pólvora, como é conhecida, instalou-se em 1898 no final do século XIX com capitais alemães, o objectivo era fabricar pólvora ordinária ou pólvora negra, com destino a Angola.

Com o nome de Fábrica da Companhia africana da Pólvora, em 1922, em hasta pública, pela família Camello, funcionou até Fevereiro de 2001. No século XXI, com o nome de sociedade africana de pólvora. No século XIX até ao século XXI permaneceu na zona poente de Vale de Milhaços.

Ginásio Clube de Corroios


O Ginásio Clube de Corroios foi fundado em 1944. Os seus primeiros estatutos só foram aprovados a 10 de Fevereiro de 1946. O clube foi criado com a perspectiva da prática do futebol e festas de recreio para os habitantes locais.

Concerto de Quim Barreiros, Festas de Corroios

Uma das diversões da festa de Corroios

Dança Oriental (Dança do Ventre)

A Dança do Oriente existe na Casa do Povo de Corroios há cerca de 3 anos. Durante este período não só tem vindo a aumentar o número de participantes, como também o número de actuações em representação desta instituição. Para além disso, nos últimos 2 anos os bailarinos de dança oriental têm participado em festas diversas, tais como: festas;

Objectivos:

- Dar a conhecer aos participantes a história da dança do oriente e, portanto, a história de uma cultura diferente como é o caso desta cultura;
- Divulgar os ritmos base da dança oriental, tal como os seus passos básicos;
- Dar a conhecer os vários estilos de dança oriental, tais como: dança com bastão, com véus, com pandeiro e dança clássica oriental. de escolas, casamentos, baptizados, entre outros.

Exemplo de como se põe clips no blog



A professora de Ciências Naturais aconselhou-nos a ver este clip sobre o Ligre eu deixo o clip aqui como exemplo de como se põe clips do youtube:

Vão ao Youtube escolhem o video que querem e depois vão um pouco para baixo onde devem ver lá escrito "embed" copiam o embed para a mensagem em "Editar Html" e depois escrevem o resto da mensagem.

Karaté Goju-Ryu

Esta modalidade é a mais antiga da Casa do Povo de Corroios. Iniciou-se em 1979 com o Sensei Emídio Isaías e o Sensei Luís Nunes. Mais tarde, por motivos profissionais, os dois tiveram que sair, continuando à frente da modalidade na CPC o Sensei Jorge Viana. Pelo mesmo motivo, teve de abandonar passando a ficar à frente da classe o actual instrutor, Sensei Marco Cruz, desde 1992.
Além da vertente desportiva, o Karaté tem também como objectivo o convívio entre praticantes, seus familiares e amigos. Para tal, todos os anos são realizados várias iniciativas (passeios, descidas de rio, etc.).

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Trampolins - Iniciação e Competição

Os trampolins surgiram na Casa do Povo de Corroios em 1988. Para além da formação, também tem a vertente competitiva, tendo, ao longo destes anos, participado em diversas competições distritais, regionais, nacionais e internacionais. As principais características dos trampolins são a beleza, leveza, sensação de liberdade que quem experimenta gosta!

informações

Aqui está um folheto com os horários das modalidades da Casa do Povo de Corroios e outras informações . Para ver cliquem nas imagem.


Este folheto está disponivel na secretaria da Casa do Povo de Corroios.

sábado, 27 de outubro de 2007

Instalações

O edifício da Casa do Povo de Corroios encontra-se dividido em três andares que albergam dois ginásios, uma sala polivalente e os serviços administrativos da colectividade.

Ginásio 0

Este espaço destina-se às actividades desportivas (trampolins, rítmica, aeróbicas e outras actividades gímnicas).

Ginásio 1

Mais pequeno que o Ginásio 0, este espaço, situado no primeiro andar da Casa do Povo, é destinado também a actividades desportivas como karaté, ballet, danças de salão e outras actividades gímnicas.

Sala 1

Esta sala, situada no último andar da Casa do Povo, destina-se, à excepção do Yoga, às actividades culturais. Os ensaios dos grupos de música e do rancho acontecem aqui.

Serviços Administrativos

Este é o ponto central da Casa do Povo. Por aqui passa todo o trabalho que faz mexer esta colectividade. É aqui também que estão guardados grande parte dos troféus e lembranças obtidos pela Casa do Povo. Há ainda lugar para uma pequena biblioteca.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Distintivo heráldico actual da Casa do Povo de Corroios

Este distintivo é o que ainda se mantém nos dias de hoje. Data de 1962 e nele aparece inscrito o nome Casa do Povo de Amora (hoje de Corroios). Destaca-se o brasão da Vila do Seixal (hoje cidade), duas foices (elemento que já existia no primeiro distintivo), uma roda dentada, que representa a industrialização, e um ramo de pinheiro com uma pinha.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Distintivo heráldico antigo da Casa do Povo de Corroios

No primeiro distintivo heráldico que data desde o tempo da sua fundação, esta Casa do Povo retrata o conjunto de edifícios da antiga fábrica de vidros de Amora, donde sobressaem duas chaminés, e a muralha marginal da zona ribeirinha do rio Judeu, onde se pode ver um catraio, pequeno barco á vela característico desta região. Na parte inferior vê-se ainda uma mancha de pinheiros mansos, árvore frequente nesta zona ribeirinha do seixal, e um amontoado de toros resultantes do abate e exploração dos mesmos.

CCRAM

Sabiam que no dia 14 deste mês o grupo de teatro ``Filhos Da Madrugada´´teve estreia absuluta no CCRAM com a peça ``O Ministro´´.
Parabéns ao Diogo que é um dos actores da peça.

C.C.R.A.M

Centro Cultural e Recreativo de Alto do Moinho

No CCRAM podemos praticar vários desportos: ginástica rítmica, voleibol, andebol, ténis de mesa e ténis.

Também podemos praticar outras modalidades tais como o trampolim, o yoga, danças (hip-hop e danças salão) e teatro.

Em 26 de Abril de 1997, ficou concluída a construção do Pavilhão Polidesportivo

terça-feira, 23 de outubro de 2007

O lodo do Moinho de Maré de Corroios

Sabiam que o Moinho de Maré de Corroios está coberto de lodo (partículas finas transportadas pelo rio, também designadas por lama) por causa da poluição das marés e de outras substâncias também transportadas pelo rio? Pois é, o Moinho de Maré de Corroios situa-se dentro da Baía do Seixal, um golfo abrigado pela Restinga do Alfeite que permitiu o desenvolvimento de uma extensa mancha de sapal.

CCRAM

Desculpem pessoal pelo meu erro mas o CCRAM ficou concluído em 1977.

Fábrica de Pólvora


O meu primeiro post

Uma das coisas que aprendi com este trabalho, foi que o Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, onde está o C.C.R.A.M, ficou concluído no dia 25 de Abril de 1997.

O meu primeiro post

Finalmente posso entrar no blog.

O meu primeiro post

Finalmente entrei.

Já posso escrever no blog.

Amanhã venho escrever sobre o C.C.R.A.M.

O site da Casa do Povo de Corroios

http://www.cpcorroios.com/

Localizaçao de Corroios

Localização do Moinho de Maré de Corroios

Localização do Sapal de Corroios

Localização do CCRAM


fomos até ao wikimapia.org e localizamos o C.C.R.A.M.
Somos mesmo bons.
Diogo .......João .....Miguel .....Rui

Localização da Casa do Povo de Corroios


Estivemos no wikimapia.org onde localizamos a Casa do Povo de Corroios.

Acontecimentos em Corroios


  • Festival de música moderna , em Março;


  • Concorso de fotografia de Corroios, em Junho;


  • Animação de espaços Públicos, em Julho;


  • Festas Populares de Corroios, em Agosto;


  • Festival de video de Corroios - Videocor, em Novembro;


  • Semana cultural em Novembro.



Fauna e Flora do Sapal de Corroios


No Sapal de Corroios há várias formas de Fauna e Flora, tais como:
Fauna:
Gaivotas, Perna-longas, Garças-reais, Patos-reais, Galinhas-de-água, Maçaricos-de-bico-direito, Pilritos e Rolas-do-mar
Flora:
Morraças, Gramatas, Malmequer-do-mar, Campana-da-praia e Juncos marítimos.

As novas instalações da Casa do Povo de Corroios


A 28 de Maio de 1963, era inaugurada a nova sede social da Casa do povo.
O estado comparticipou com 40% e os restantes 60% ficaram a cargo da colectividade.
O novo edificio possuía muito mais espaços de assistência e convívio.
Destacam-se os serviços sanitários e lavabos que não existiam na sede anterior.
O salão do primeiro andar foina altura, considerado uma das melhores salas do concelho do Seixal.
As novas instalações vieram trazer novidades. Foi possível criar uma biblioteca que rapidamente ultrapassou um milhar de obras. Muitas destas obras eram oferecidas pela junta de acção social, que em 11 Julho de 1964 oferecia o primeiro aparelho de televisão e esta colectividade. Sendo uma novidade a existência d televisão levava muita gente ao bar da Casa do Povo para assistir ás emissões da RTP.

Desafios para o Blog

1º Ainda há muitos de vocês que não deixaram qualquer mensagem no Blog. Quem tiver dificuldades, vem ter comigo na aula;

2º Visitar o wikimapia.org e marcar o local relacionado com o vosso trabalho. Depois, vamos todos publicar um post, tal como eu fiz com a localização da escola;

3º Cada grupo deve publicar no Blog, um post com o conjunto de endereços que encontrou na Internet, sobre o tema que escolheram para a Área Projecto. Depois o João Testas vai adicionar esses links à listagem que temos do lado direito, para todos podermos consultar;

4º Ler os posts publicados pelos colegas e deixar um comentário construtivo;

5º Definir no grupo quem vai colocar um post e em que data. Cada elemento fica responsável pelo seu post.

6º Enviar e-mails de divulgação, para a Junta de Freguesia, para o CCRAM (o grupo que tem este tema), para o CCDVM (para quem tem este tema), para o Ecomuseu do Seixal (para quem tem o Moinho de Maré, o Sapal e a Fábrica da Pólvora), para a Casa do Povo (o grupo que tem este tema) e Ginásio Clube de Corroios (para quem tem este tema).

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Modalidades culturais e desportivas da Casa do Povo de Corroios

A Casa do Povo dedica-se a actividades culturais e desportivas:
Actividades culturais:
Aulas de acordeon, Couro infantil, Educação musical, Formação musical, Iniciação musical, Rancho folclórico e Tecnica vocal.
Actividades desportivas:
Aeróbica e Aerolatina, Aeromix, Ateletismo, Ballet, Dança Oriental(dança do ventre), Ginástica Infantil, Karaté, Manutenção mista, Manutenção moderada, Trampolins-iniciação e competição e yoga.

A nossa Escola no Wikimapia



www.wikimapia.org

Fotos para o vosso trabalho

Comunidade de fotógrafos (do mesmo género do hi5), onde cada um pode criar a sua galeria de fotografias: http://www.flickr.com. Passem por lá e pesquisem o vosso tema. Vão encontrar fotos para o trabalho.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Casa do Povo de Corroios

A Casa do Povo de Corroios foi fundada em 6 de Maio de 1934 com o nome de Casa do Povo de Amora, uma vez que a localidade de Corroios se encontrava na altura integrada na freguesia de Amora.
A Casa do Povo de Amora nasce a partir da Associação de Beneficiência Fúnebre de Corroios, uma vez que a direcção desta associação decidiu aderir ao decreto-lei que criou as Casas do Povo em Portugal.

O meu 1º post

Este é um espaço colectivo da Turma 8ºE. Vamos todos juntos fazer um esforço para o manter actualizado com novidades, sobre os vossos trabalhos em Área Projecto, mas também sobre os projectos que desenvolvem noutras disciplinas.

Corroios é uma Freguesia com uma enorme riqueza cultural e natural. Vamos aprender uns com os outros, vamos conhecer melhor a nossa terra.

Vestigios Antigos em Corroios

O homem estabeleceu-se neste local desde muito cedo dada a privilegiada situação geográfica, favorável à existência humana. Desde a época romana existem informações sobre as gentes que habitavam a área de corroios, como atestam os importantes vestígios arqueológicos da Quinta do Rouxinol.

Em 1982, foram aí detectados fornos cerâmicos de produção doméstica e ânforas.

ânforas

O nome - Corroios

O nome dado a esta freguesia, Corroios, provém da existência de pequenos Arroios, detectados antes do século XVIII.

O Que são Arroios?

pequena corrente de àgua não permanente;

Casa do Povo de Corroios

A Casa do Povo de Corroios foi fundada a 6 de Maio de 1934 com o nome de Casa do Povo de Amora, construída nessa época na freguesia da Amora.

Onde se situa Corroios?




Corroios situa-se na Área Metropolitana de Lisboa, Margem Sul do Estuário do Tejo, no Distrito de Setúbal.

História De Corroios

Olá nos somos o Grupo V : a Joana, a Inês, e o Elias.
Vamos realizar um trabalho, onde vamos falar sobre a História de Corroios.

Funcionamento do Moinho de Maré


Durante a enchente os rodízios estão parados e a comporta da caldeira abre automaticamente com a força da água que entra.Quando a maré começa a vazar a comporta fecha com a força contrária da água. A água da caldeira mantém-se estagnada até que a diferença da altura da maré durante a baixa-mar ponha os rodízios a descoberto. Abrem-se então as portinholas das condutas aos rodízios que, ligados às mós, começam a moer até ao início da enchente.

sábado, 13 de outubro de 2007

Olá eu sou o Diogo do grupo (III) e o nosso trabalho é sobre o Ccram (Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Eu sou a Tânia Oliveira, faço grupo com a Carolina e com o Ricardo. O nosso tema é "Casa do Povo de Corroios".

Construção do Moinho de Maré

O Moinho de Maré de Corroios foi mandado construir em 1403 por D. Nuno Álvares Pereira, proprietário de uma grande parte das terras situadas em redor do Seixal.


Olá eu sou o André. Vou fazer um trabalho com a Carla e com a jacqueline. O nosso trabalho é sobre o CENTRO CONVÍVIO DE VALE DE MILHAÇOS.



Mestre Francisco Carvalho de Aikidu



CCD de Vale Milhaços


Olá eu sou a Carla e sou do grupo da Jacqueline e do André. O nome do trabalho é "CCD de Vale Milhaços".

Adeus.

LOL!!!!!

Moinho de Maré

Eu sou o Joao Marreiros, faço grupo com a Iara e com a Jéssica. O nosso tema na Área de Projecto é "Moinho de Maré".

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Temas da Área de Projecto

Os temas escolhidos foram:

- Sapal de Corroios;
- Moinho de Maré;
- CCR de Alto do Moinho;
- Casa do Povo;
- História de Corroios;
- Ginásio Clube de Corroios;
- CCD de Vale de Milhaços;
- Fábrica da Pólvora.